Vamos planejar o que fica e o que deixamos ir em 2021?

Juliana Gola
04 dezembro 2020

“Vou começar esse ano com o pé esquerdo. Ano passado, comecei com o direito e deu errado!” “Vai com calma 2021, 2020 acabou com a gente”. “Não vou fazer promessas para 2021 porque tenho metas acumuladas de 2020”. São muitos os memes que chegam junto com o mês de dezembro! Talvez seja unânime a conclusão de que não foi um ano realmente fácil, com as pessoas sendo obrigadas a se reinventarem em meio a uma pandemia que trouxe medo, insegurança e desafios não previstos. Mas estamos aqui, sobrevivemos e temos 365 novos dias pela frente. O que faremos com eles?

As empresas acostumadas com o balanço do ano e o planejamento das ações para o próximo ciclo já iniciaram. Quais devem ser as prioridades? Olhemos para o “novo normal” ou focamos no futuro que vem com a vacina?

Não há uma resposta só, o que há é a capacidade de aprender com as experiências. Para os profissionais de RH, a missão é chamar para si a responsabilidade de refazer toda uma forma de trabalhar que se ajuste ao grande objetivo de constante crescimento para além da empresa, mas de olho no país nos diversos níveis.

A pandemia foi também um momento que levou a reflexões individuais profundas, questionamentos sobre escolhas e para onde estamos indo. Não perder seus talentos e manter o foco de cada colaborador pode ser um grande desafio para o RH pós covid-19. O barco balançou, balançou, mas tripulantes seguem a bordo e é essa a real conquista que podemos enxergar neste dezembro.

Seguimos olhando para as pessoas! Nos próximos doze meses, o programa de RH deve ganhar ainda mais propriedade e as prioridades devem ser ainda a formação e capacitação das equipes e a gestão de desempenho. Uma pesquisa liderada pela Flow Moçambique que acaba de ser publicada revela que as duas coisas seguem no topo da lista do ano passado para este, a partir das respostas de 211 pessoas, de 100 organizações (pequenas, médias e grandes), entre CEOs, executivos e gestores. Outro dado que chamou a atenção foi a ascensão da cultura organizacional como preocupação. Em 2019 ela ocupava o sexto lugar e agora está em terceiro. (veja tabela)

A que se refere esta mudança? Será que podemos considerar as mesmas posições para o planejamento aqui no Brasil? Quais são as prioridades do RH da sua empresa para 2021? Propomos uma reflexão sobre tudo isso em uma série de artigos que publicaremos em dezembro! Não perca!

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4