Quem Somos

Em abril de 2021, completamos quatro anos de atuação no Brasil. Quem iniciou as operações no país foi o Márcio Cassin, Partner e Country Manager da Flow International, depois de conhecer a consultoria global em Portugal, em 2013, e ficar fascinado com a forma como os profissionais conduziam os programas de liderança, as provocações em sala e o jeito que não tinha nada a ver com as consultorias que conhecia no Brasil.

O método trabalhado pela Flow nos sete países em que atua hoje (Hungria, Portugal, Irlanda, Moçambique, Cazaquistão, Inglaterra e Brasil) se baseia no conceito estudado e disseminado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, o FLOW: um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida, em energia, prazer e foco, no que está fazendo (ver metodologia). 

Desenvolvemos um modelo que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento em etapas que variam de pessoa para pessoa e de cliente para cliente. O objetivo é relacionar habilidades e desafios que podem gerar estados mentais diferentes. Vamos desde apatia até momentos de ansiedade se esses elementos não estiverem equilibrados. Este equilíbrio recebe o nome de estado ótimo, ou Flow. 

Construindo projetos de cultura, liderança, juventude e oferecendo consultoria de RH, nosso propósito é ajudar indivíduos a chegarem no Flow, a partir de conceitos e práticas de individualização, flexibilidade, experiências, design e adaptabilidade. Em 2020 comprovamos a eficiência neste sentido, ao realizar os encontros em ambiente online e colher resultados esperados pelo programa inicialmente desenhado.  

Acreditamos que qualquer mudança só é possível através das pessoas. São elas que carregam os sonhos, frustrações, motivações, conhecimentos que influenciam e que se refletem nas suas atitudes. Que, por sua vez, são a base de toda transformação individual e que impacta nas transformações sociais, seja de um pequeno grupo, uma grande empresa ou uma nação. Escolhemos desafiar pessoas e organizações a buscarem seu melhor impacto, para si mesmo e para os outros. 

Conheça a história da Flow International e acesse as páginas de todos os países: http://flowinternational.eu/

Márcio Cassin

Nosso time é liderado pelo Márcio Cassin, responsável pela operação e gestão da Flow no Brasil. Foi ele quem implementou a empresa no país. Do relacionamento com os clientes à atuação em projetos de cultura organizacional, liderança e consultoria em RH, ele busca impactar vidas e estimular o maior número de pessoas a encontrarem seu caminho. “Me vejo como um conector, de pessoas, ideias e projetos, que acredita na mudança sempre a partir do humano, pode ser em um treinamento, reunião ou até uma conversa”.

Bárbara Gola

Bárbara Gola é uma das responsáveis pela área de desenvolvimento da Flow no Brasil desde 2017. É ela quem desenha e implementa soluções que vão ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades e transformar os desafios do dia a dia. Ela trabalha nas duas frentes, elaborando as propostas de acordo com as dores de cada cliente, e ministrando os treinamentos, sempre com leveza, criatividade e profundidade. “Meu papel é trazer novidades, questionar e criar soluções. Vou dormir feliz quando vejo as experiências malucas que desenho na cabeça fazendo sentido e ajudando de verdade as pessoas”.

Deborah Mahtuk

Deborah Mahtuk Mascarenhas Neves é consultora e está na Flow desde 2017. Começou como estagiária, se desenvolveu rapidamente e hoje comanda projetos em clientes, além do Pitch, tanto presencial quanto online. Está sempre pronta para qualquer suporte, preparação de materiais, envio de e-mails, comunicação com os clientes e equipe com uma leveza inigualável. “Participo dos projetos com grande interesse e curiosidade, me arrisco procurando conhecer e aprender sempre mais. Vou dormir feliz quando consigo superar algum tipo de insegurança, fazer a entrega e ver que consegui ajudar quem está recebendo o treinamento”.

Thiago Botana

Thiago Botana é designer, artista plástico e consultor da Flow desde 2018. É ele um dos criadores de soluções e conteúdo para os treinamentos, conceitos das propostas e todo processo de desenvolvimento dos projetos. Criativo, organizado e de fácil adaptação aos ambientes, está sempre em busca de conhecimento para propor ideias fora da caixa. “Gosto bastante de entender os processos que envolvem tudo isso e o contato com o cliente antes durante e depois das nossas entregas. Vou dormir feliz quando descubro coisas novas que poderão ser usadas de maneiras diferentes das convencionais”.

Guilherme Lima

Guilherme Lima foi o responsável pelo setor financeiro nos últimos dois anos da Flow, planejando contas, acompanhando indicadores de projetos, negociações com fornecedores e suporte no budget, contabilidade, conciliação bancária e gestão de contratos, mas está em momento de transição para o time de desenvolvimento. Seu desafio para 2021 é passar de assistente na criação e desenvolvimento de projetos de aprendizados para a atuação como consultor à frente dos treinamentos. “Conseguir superar minhas limitações, impactar positivamente a vida de alguém e construir pontes a partir da conversa com a minha equipe estão entre os objetivos para concluir um dia feliz”, conta ele. As frases de efeito e a positividade em todo o processo são suas marcas.

Ester Cunha

Ester Luchini Cunha entrou para o time de consultores de desenvolvimento e aprendizagem em 2020 trazendo na bagagem muito do que acontece do outro lado. Era ela quem contratava treinamentos e projetos nas empresas, trabalhando em Recursos Humanos, lidando com metas estratégicas, líderes, comitê executivo, conduzindo projetos de cultura organizacional e tudo que diz respeito a implementação e gerenciamento de equipes. “Na Flow desenho e entrego projetos e soluções que possam tratar as demandas de cada cliente com profundidade, e que sejam experiências marcantes e perenes de desenvolvimento para todos”, conta ela. Fotógrafa nas horas vagas, está sempre atenta, descontraída e pronta para falar o que tem que ser falado, acompanhada de boas doses de café.

Maurício Nagy

Maurício Nagy é consultor comercial e entrou para o time Flow em 2020. É ele quem faz as prospecções, mapeamento de possíveis clientes, qualificação de primeiros contatos e organização de todo processo de venda: jornada de compra, perfil do cliente ideal, rotina e indicadores. Engajado, alegre e consistente em sua carreira, ele define um final de dia feliz como “quando sinto que produzi o máximo possível, mas que ainda tem muita coisa para fazer no dia seguinte. Gosto de dias intensos e dinâmicos”.

Juliana Gola

Juliana Gola é jornalista e chegou na Flow em 2020 para estruturar a comunicação. Seu principal desafio é levar a empresa, seus valores, métodos e experiência, para o público geral, de clientes já conhecidos ao universo dos Recursos Humanos e interessados em desenvolvimento de pessoas. “São muitos os diferenciais dos projetos que me despertam todo dia a vontade de contar estas boas histórias para o maior número de pessoas possível”, conta ela. São dela os textos das newsletters, site e redes sociais. “Termino meu dia feliz quando vejo que consegui traduzir em palavras o que senti, o impacto nos participantes, a força transformadora de cada treinamento”.

Hernan Fazzio

Hernan Fazzio chegou em fevereiro de 2021 para ocupar a cadeira de Coordenador de Desenvolvimento de Negócios. Ele, que já esteve do outro lado, como um dos trainees em nossos treinamentos, é o responsável por dar suporte aos processos, cuidar do financeiro e criar ferramentas que possibilitem o crescimento sustentável da empresa. Cadenciando todas as áreas que formam a Flow hoje, imprime seus pontos fortes: visão sistêmica, racionalidade e potencial de provocação, levantando debates que visem mudanças positivas no ambiente. “Um final de dia feliz no trabalho é quando eu consigo cumprir o que planejei, tenho um grande apreço por marcar atividades como concluídas na minha “To Do List” (risos), quando consigo fazer uma entrega grande e desafiadora e quando imprevistos aparecem e são solucionados”.

Carla Anunciação

Carla Anunciação tem 10 anos de experiência em educação corporativa,  desenvolvendo profissionais e líderes. Em abril de 2021, entrou para o time de desenvolvimento e aprendizagem da Flow Brasil para atuar como consultora, agregando criatividade, bom humor e parceria, qualidades que garante definir bem seu modo de trabalho. “Acredito na leveza para tratar temas com profundidade, buscando sempre conexão. Me sinto realizada quando consigo provocar expansão de consciência e transformação significativa”, conta ela. Carla é também psicóloga clínica, designer e facilitadora de aprendizagem.

Nanda Miranda

Nanda Miranda é plural, em convicção e atitudes. Atuando em diferentes papéis estratégicos que envolvem design, curadoria e produção de conteúdo, com foco em educação, cultura, diversidade e inclusão, entrou na Flow Brasil em abril de 2021 para compor o time de desenvolvimento. “Aprendiz intencional, feminista interseccional e designer de experiência”, como se define, inclui sempre em seu trabalho uma visão crítica e atual do mundo. “Quando sinto que pude contribuir para gerar impacto positivo e transformação através do desenvolvimento de produtos sensíveis e relevantes para empresas e pessoas no plural, sempre ganho meu dia”, diz ela, que costuma se nortear também pela frase de Angela Davis: “Você tem que agir como se fosse possível transformar radicalmente o mundo. E você tem que fazer isso o tempo todo”.

Ana Carneiro

Ana Carneiro chegou para ocupar o cargo de Inside sales, aquela que cuida das vendas internas, ou seja, elabora uma série de métodos que permitam que sua equipe de vendas, e o time todo, realize a melhor abordagem aperfeiçoando o relacionamento com os clientes. “Meu trabalho é promover reflexões e gerar impacto positivo através de atendimentos consultivos/personalizados com objetivo de conectar clientes que queiram fazer a diferença em seus programas de Desenvolvimento com soluções inovadoras, humanizadas e disruptivas”, conta ela, que aponta como principais características em si mesma a humanização, a criatividade e a disponibilidade. Depois de um ano em intercâmbio, a experiência de conhecer 30 países, e 12 anos em equipes de Recursos Humanos, a Ana chega para criar conexões transformadoras com uma energia que já “deu match” com a cultura da Flow: “um dia feliz é aquele que eu me sinto em flow e termino com a sensação de ter impactado positivamente a vida das pessoas”.

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4