Quem Somos

Em abril de 2022, completamos cinco anos de atuação no Brasil. Quem iniciou as operações no país foi o Márcio Cassin, Partner e Country Manager da Flow International, depois de conhecer a consultoria global em Portugal, em 2013, e ficar fascinado com a forma como os profissionais conduziam os programas de liderança, as provocações em sala e o jeito que não tinha nada a ver com as consultorias que conhecia no Brasil.

O método trabalhado pela Flow nos sete países em que atua hoje (Hungria, Portugal, Irlanda, Moçambique, Cazaquistão, Inglaterra e Brasil) se baseia no conceito estudado e disseminado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi, o FLOW: um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida, em energia, prazer e foco, no que está fazendo (ver metodologia). 

Desenvolvemos um modelo que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento em etapas que variam de pessoa para pessoa e de cliente para cliente. O objetivo é relacionar habilidades e desafios que podem gerar estados mentais diferentes. Vamos desde apatia até momentos de ansiedade se esses elementos não estiverem equilibrados. Este equilíbrio recebe o nome de estado ótimo, ou Flow. 

Construindo projetos de cultura, liderança, juventude e oferecendo consultoria de RH, nosso propósito é ajudar indivíduos a chegarem no Flow, a partir de conceitos e práticas de individualização, flexibilidade, experiências, design e adaptabilidade. Em 2020 comprovamos a eficiência neste sentido, ao realizar os encontros em ambiente online e colher resultados esperados pelo programa inicialmente desenhado.  

Acreditamos que qualquer mudança só é possível através das pessoas. São elas que carregam os sonhos, frustrações, motivações, conhecimentos que influenciam e que se refletem nas suas atitudes. Que, por sua vez, são a base de toda transformação individual e que impacta nas transformações sociais, seja de um pequeno grupo, uma grande empresa ou uma nação. Escolhemos desafiar pessoas e organizações a buscarem seu melhor impacto, para si mesmo e para os outros. 

Conheça a história da Flow International e acesse as páginas de todos os países: http://flowinternational.eu/

Márcio Cassin

Nosso time é liderado pelo Márcio Cassin, responsável pela operação e gestão da Flow no Brasil. Foi ele quem implementou a empresa no país. Do relacionamento com os clientes à atuação em projetos de cultura organizacional, liderança e consultoria em RH, ele busca impactar vidas e estimular o maior número de pessoas a encontrarem seu caminho. “Me vejo como um conector, de pessoas, ideias e projetos, que acredita na mudança sempre a partir do humano, pode ser em um treinamento, reunião ou até uma conversa”.

Bárbara Gola

Bárbara Gola é uma das responsáveis pela área de desenvolvimento da Flow no Brasil desde 2017. É ela quem desenha e implementa soluções que vão ajudar as pessoas a desenvolver suas habilidades e transformar os desafios do dia a dia. Ela trabalha nas duas frentes, elaborando as propostas de acordo com as dores de cada cliente, e ministrando os treinamentos, sempre com leveza, criatividade e profundidade. “Meu papel é trazer novidades, questionar e criar soluções. Vou dormir feliz quando vejo as experiências malucas que desenho na cabeça fazendo sentido e ajudando de verdade as pessoas”.

Deborah Mahtuk

Deborah Mahtuk Mascarenhas Neves é consultora e está na Flow desde 2017. Começou como estagiária, se desenvolveu rapidamente e hoje comanda projetos em clientes, além do Pitch, tanto presencial quanto online. Está sempre pronta para qualquer suporte, preparação de materiais, envio de e-mails, comunicação com os clientes e equipe com uma leveza inigualável. “Participo dos projetos com grande interesse e curiosidade, me arrisco procurando conhecer e aprender sempre mais. Vou dormir feliz quando consigo superar algum tipo de insegurança, fazer a entrega e ver que consegui ajudar quem está recebendo o treinamento”.

Thiago Botana

Thiago Botana é designer, artista plástico e consultor da Flow desde 2018. É ele um dos criadores de soluções e conteúdo para os treinamentos, conceitos das propostas e todo processo de desenvolvimento dos projetos. Criativo, organizado e de fácil adaptação aos ambientes, está sempre em busca de conhecimento para propor ideias fora da caixa. “Gosto bastante de entender os processos que envolvem tudo isso e o contato com o cliente antes durante e depois das nossas entregas. Vou dormir feliz quando descubro coisas novas que poderão ser usadas de maneiras diferentes das convencionais”.

Guilherme Lima

Guilherme Lima foi o responsável pelo setor financeiro nos últimos dois anos da Flow, planejando contas, acompanhando indicadores de projetos, negociações com fornecedores e suporte no budget, contabilidade, conciliação bancária e gestão de contratos, mas está em momento de transição para o time de desenvolvimento. Seu desafio para 2021 é passar de assistente na criação e desenvolvimento de projetos de aprendizados para a atuação como consultor à frente dos treinamentos. “Conseguir superar minhas limitações, impactar positivamente a vida de alguém e construir pontes a partir da conversa com a minha equipe estão entre os objetivos para concluir um dia feliz”, conta ele. As frases de efeito e a positividade em todo o processo são suas marcas.

Ester Cunha

Ester Luchini Cunha entrou para o time de consultores de desenvolvimento e aprendizagem em 2020 trazendo na bagagem muito do que acontece do outro lado. Era ela quem contratava treinamentos e projetos nas empresas, trabalhando em Recursos Humanos, lidando com metas estratégicas, líderes, comitê executivo, conduzindo projetos de cultura organizacional e tudo que diz respeito a implementação e gerenciamento de equipes. “Na Flow desenho e entrego projetos e soluções que possam tratar as demandas de cada cliente com profundidade, e que sejam experiências marcantes e perenes de desenvolvimento para todos”, conta ela. Fotógrafa nas horas vagas, está sempre atenta, descontraída e pronta para falar o que tem que ser falado, acompanhada de boas doses de café.

Juliana Gola

Juliana Gola é jornalista e chegou na Flow em 2020 para estruturar a comunicação. Seu principal desafio é levar a empresa, seus valores, métodos e experiência, para o público geral, de clientes já conhecidos ao universo dos Recursos Humanos e interessados em desenvolvimento de pessoas. “São muitos os diferenciais dos projetos que me despertam todo dia a vontade de contar estas boas histórias para o maior número de pessoas possível”, conta ela. São dela os textos das newsletters, site e redes sociais. “Termino meu dia feliz quando vejo que consegui traduzir em palavras o que senti, o impacto nos participantes, a força transformadora de cada treinamento”.

Carla Anunciação

Carla Anunciação tem 10 anos de experiência em educação corporativa,  desenvolvendo profissionais e líderes. Em abril de 2021, entrou para o time de desenvolvimento e aprendizagem da Flow Brasil para atuar como consultora, agregando criatividade, bom humor e parceria, qualidades que garante definir bem seu modo de trabalho. “Acredito na leveza para tratar temas com profundidade, buscando sempre conexão. Me sinto realizada quando consigo provocar expansão de consciência e transformação significativa”, conta ela. Carla é também psicóloga clínica, designer e facilitadora de aprendizagem.

Ana Carneiro

Ana Carneiro chegou para ocupar o cargo de Inside sales, aquela que cuida das vendas internas, ou seja, elabora uma série de métodos que permitam que sua equipe de vendas, e o time todo, realize a melhor abordagem aperfeiçoando o relacionamento com os clientes. “Meu trabalho é promover reflexões e gerar impacto positivo através de atendimentos consultivos/personalizados com objetivo de conectar clientes que queiram fazer a diferença em seus programas de Desenvolvimento com soluções inovadoras, humanizadas e disruptivas”, conta ela, que aponta como principais características em si mesma a humanização, a criatividade e a disponibilidade. Depois de um ano em intercâmbio, a experiência de conhecer 30 países, e 12 anos em equipes de Recursos Humanos, a Ana chega para criar conexões transformadoras com uma energia que já “deu match” com a cultura da Flow: “um dia feliz é aquele que eu me sinto em flow e termino com a sensação de ter impactado positivamente a vida das pessoas”.

Marcos Paulo

E temos novo integrante na equipe! O Marcos Paulo Alvim, ou Marquin, como gosta de ser chamado, chegou para a vaga de analista e fará o suporte em co-facilitação, criação de documentos, direção visual de materiais, e auxílio em demais áreas de entrega com o time de desenvolvimento e aprendizagem da Flow. Entre as principais características pessoais estão a versatilidade, a dedicação e o senso crítico. Cheio de disposição para “colocar a mão na massa” e aprender com o processo, ele acredita que “um final de dia feliz é aquele em que sente que contribui para o fluxo ótimo das demandas, gerando aprendizados e impacto positivo para os clientes e colegas”.

Euclides Neto

O Euclides Germiniani Neto chegou para ocupar a cadeira de Head de Growth na Flow Brasil. Ele veio para potencializar o alcance da marca, visando o aumento do impacto da Flow na transformação de empresas e pessoas por meio da gestão eficiente dos times de marketing e comercial.

Dinâmico, disciplinado e bem-humorado, Euclides está sempre comprometido com conhecimento e novas formas de colocar o seu trabalho em prática, buscando atração, aquisição e retenção de novos clientes. “Um dia feliz no trabalho termina sabendo que impactamos as vidas das pessoas e no sucesso das empresas de maneira positiva por meio da nossa atuação”.

Morador da cidade de Campinas, ele atua com projetos e ações de marketing e vendas há mais de 14 anos, e dá aulas como professor convidado em Escolas de Negócio e Universidades, além de ser um dos fundadores da amplie.se, empresa de mentoria e cursos nas áreas de marketing e vendas para PME’s. “Eu acredito que o equilíbrio entre análise de dados e o foco em pessoas, seja a base de uma equipe de alta performance hoje. Me sinto privilegiado por despertar nos times a sinergia necessária para alcançarmos as metas e objetivos estipulados, agregando ao resultado macro da empresa”, completa.

Angélica Martiniano

A Angélica Martiniano é analista e acompanha projetos, dá suporte na facilitação e ao time de desenvolvimento e aprendizagem. Curiosa, organizada e comprometida, ela trabalha na curadoria de conteúdo, proposição de soluções e atividades que proporcionem mais experiências flow ao nosso cliente final.

“Um dia feliz é aquele em que eu consigo contribuir e gerar reflexão ou impacto positivo na vida das pessoas, seja por meio de uma entrega, um produto ou mesmo um bate papo informal tomando um cafezinho (sim, sou do time do café!). Idealista ou sonhadora, eu acredito que por meio da educação e do desenvolvimento podemos transformar qualquer realidade”, diz ela.

De Maricá, no Rio de Janeiro, Angélica completa o time de desenvolvimento da Flow Brasil, que segue no formato híbrido, com pessoas em São Paulo, Volta Redonda, Campinas e Belo Horizonte, se conectando online nas propostas, diagnósticos, planos de aula e entregas, assim como presencialmente, em treinamentos nos clientes.

Rhauanna Souza

A Rhauanna Souza é estagiária em Desenvolvimento e Aprendizagem e chegou para colaborar com projetos, treinamentos e na comunicação com nossos clientes. Dedicada, curiosa e extrovertida, ela acredita no poder do olhar singular, na importância de uma boa escuta e na paciência. “Um final de dia feliz para mim é quando vou dormir sabendo que impactei positivamente, seja em algum projeto, seja no dia de alguém. Descanso com a sensação de dever cumprido, que para mim é aquele calorzinho no peito em saber que consegui me conectar com o outro da melhor forma possível”, conta ela.

 

Estudante de Psicologia, com experiência em contextos de vulnerabilidades sociais, é voluntária no Projeto Diversidade em Foco, e tem publicações na área psicanalítica, além de interesse em temáticas que envolvem o desenvolvimento humano e suas ramificações.

 

“Procurava em um estágio um local que acreditasse no potencial dos seus colaboradores, e proporcionasse um ambiente acolhedor, onde eu pudesse me desenvolver, aprendendo e contribuindo. Encontrei tudo isso na Flow, e o que espero é continuar com esse sentimento bom que estou sentindo em fazer parte de tudo isso”, diz.

Mariana Soares

Mariana Soares também entrou para o time de Desenvolvimento e Aprendizagem como estagiária e chegou para auxiliar na criação e organização de projetos, ouvindo necessidades e apoiando a relação com os clientes. Organizada, flexível e boa ouvinte, ela acredita que estas características vão agregar muito valor no atendimento de cada demanda. “Quando trabalhamos com pessoas precisamos entender que cada um tem sua individualidade”, diz ela. “Um final de dia feliz no trabalho é saber que pessoas não são estáticas, estão sempre em constantes movimentos síncronos. Existindo uma troca de experiências não só profissionais, mas de vida também”, completa.

 

Estudante de psicologia, a Mari se candidatou para a vaga de estágio, procurando por um lugar onde pudesse aprender bastante e tivesse princípios parecidos com os dela. “Principalmente o respeito pelo ser humano entendendo que todos são capazes de evoluir, o que muda são os caminhos e as necessidades”, lembra ela

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4