Programas de talentos: expectativa x realidade

Juliana Gola
02 dezembro 2020

O que é um programa de talentos? Um lugar onde jovens somarão características próprias, frescas e com grande estímulo para colocar em prática, à formação criada pelas empresas para desenvolver pessoas que chegarão à liderança prontas para os desafios da carreira. Certo? Sim, é o que prevê a maioria dos programas hoje em dia. Mas será que estamos em sintonia? Jovens e empresas?

Muitas vezes o que vemos acontecer são expectativas bem distantes da realidade. O time de Recursos Humanos procura jovens inovadores, protagonistas, que querem se desenvolver de forma acelerada e com o intuito de virar líderes assim que acabarem o programa. Eles trazem então ótimas ideias, criam planos para os próximos anos e em todo o processo conseguem desenhar um futuro para a empresa que acontecerá dali cinco, sete, dez anos. Ao ponto que o RH também almeja isso, contratam perfis em 2020 para o que eles almejam para 2025, 2030.

Acontece que a empresa ainda não é a do futuro. E qualquer mudança leva tempo e planejamento estrutural. Não basta uma pessoa inovadora, é necessária uma construção que passa pela cultura da empresa, pelo desenvolvimento do quadro todo de colaboradores e vivências para cada processo.

De forma prática, o jovem que era para ser treinado, passa por um processo seletivo que suscita o melhor que ele pode dar, e ele chega à empresa estimulado a colocar em prática tudo que descobriu como diferenciais e potências próprias. Mas acaba não conseguindo porque a realidade atual ainda precisa ser vivida. Ele precisa se adequar, entender o dia a dia de determinado setor a que foi alocado, tocar projetos, aprender, aprender e aprender. Porque, de fato, ele é um “trainee”, está em treinamento e não pronto para executar o que imaginou que faria.

Então qual seria o programa ideal? Esta é a pergunta! Talvez aquele que coloque trainee e diretores lado a lado. A experiência é passada e os questionamentos novos ouvidos. O jovem se adapta à realidade da empresa e a empresa acolhe as propostas dos jovens. Ele acha um lugar seguro para promover a mudança no tempo possível. Qualquer novo colaborador, estagiários ou trainees, não devem ser meros espectadores. Eles devem ser incorporados ao todo.

 

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4