Programa na Ferrero busca equidade entre os colaboradores

Uma pesquisa realizada em fevereiro de 2021 concluiu que 97% das empresas brasileiras têm como meta investir em diversidade e inclusão neste ano. A análise foi feita pela Consultoria Mais Diversidade e Inclusão (D&I) com a Revista Você RH e ouviu 293 entidades, nacionais e multinacionais, de 34 países e 23 diferentes setores. Naquele momento, cerca de 65% das empresas não possuíam um programa de D&I estruturado, com estratégia e planejamento, realizando apenas ações pontuais, e apenas 28% tinham uma área específica para o tema. 

Considerando a composição racial do nosso país, essa é uma das prioridades para mais de 33% das companhias. “Uma sociedade que tem quase 60% de negros e pardos, deve ser representada da mesma forma, refletindo a realidade e é esse o nosso objetivo na Ferrero”, diz Max de Simone, Diretor Executivo Comercial da Ferrero do Brasil e um dos facilitadores nos encontros de Diversidade e Inclusão deste ano. 

A empresa está no Brasil desde 1994, quando trouxe ao mercado o Kinder Ovo e um time de apenas 10 colaboradores. Com a receptividade no mercado, agregou produtos, iniciou produção por aqui para atender diversos países, até chegar hoje aos 1000 colaboradores e a linha de produtos que inclui Ferrero Rocher, Ferrero Collection, Nutella, Nutella B-ready, Kinder Ovo, Kinder Bueno, Kinder Bueno White, Kinder Chocolate, Kinder Joy e Tic TAC.

E é nessa realidade que nasceu o Master Program com a Flow Brasil, que inclui curadoria de conteúdo, organização no plano de aulas, estratégia, consultoria e atividades em diversos formatos, como o módulo dedicado à Diversidade e Inclusão, que contou com facilitadores da própria empresa falando com 35 colaboradores.

Para falar do tema, o programa pontuou conceitos dividindo pelos pilares: gênero, raça e pessoas com deficiência. Qual a importância da diversidade para as pessoas e para a companhia? A partir desta pergunta, os colaboradores foram estimulados a pensar em preconceitos, julgamentos e reparações realizando uma atividade em que quatro questões eram apresentadas e cada um preencheria com suas percepções. São elas: O que nos impede de ser um time/empresa diversa? O que devemos parar de fazer? O que podemos fazer amanhã (rápido e prático)? O que afeta o ambiente?

Nas questões de gênero, chegaram à conclusão de que um objetivo importante é aumentar a conscientização e treinamentos que estimulem a discussão com o time podem ser um bom caminho. Sobre diversidade racial, pensaram sobre processos seletivos às cegas, sem ver o candidato, como uma forma de evitar pré-julgamentos, avaliando apenas a performance do candidato no processo. Já na inclusão de pessoas com deficiência, decidiram que conhecer Instituições que apoiam este movimento é o primeiro passo. Vídeos e materiais de apoio foram disponibilizados para o encontro (antes e durante). 

Uma espécie de comitê para trabalhar todas estas questões foi gerado, com um líder de cada grupo, para que as ideias tomem forma e ações concretas entrem na rotina de todos. 

Outra vertente do programa, ainda dentro do tema Diversidade e Inclusão, se chama Empodera e é aberto para todas a “Ferrerianas”, promotoras e EVV’s. O objetivo é preparar as mulheres de toda a equipe a melhorarem suas competências de liderança e aumentar a representatividade nos cargos de gestão. O programa conta com encontros mensais para discutir a realidade, desafios e oportunidades de desenvolvimento, com apresentação de conceitos, compartilhamento de experiências, discussões e reflexões, definição de compromissos e ações (individuais e coletivas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4