Pitch Bootcamp: Vamos contar a sua história?

Nos dias 27 e 28 de maio realizamos mais uma edição do Pitch Bootcamp, no novo formato adaptado para o online. Mais de 60 pessoas participaram do primeiro dia, que começou às 9h da manhã, sob o comando da consultora Bárbara Gola. Ao experimentar as dinâmicas que objetivam a construção de um pitch individual ao final do dia para ser apresentado no segundo dia, as principais dificuldades citadas foram: sintetizar no tempo proposto, nervosismo, organizar as ideias, não ter roteiro, timidez, não saber onde focar e falar demais.

Um estudo feito pelo jornal britânico Sunday Times, em 2015, aponta o medo das pessoas de falar em público como um dos maiores, na frente até de problemas financeiros, doenças e morte. Dos três mil entrevistados no Reino Unido, 41% responderam que o medo de falar em frente a pessoas é o maior.

De um jeito descontraído e com escuta ativa, Bárbara contou suas experiências tanto como recrutadora, anos atrás, como ao passar por entrevistas de emprego e dinâmicas ao longo de sua carreira. Ela dá dicas de como elaborar o pitch, o que deve ser evidenciado ou deixado de lado, a partir da individualidade e não do outro. “Não tem melhor história, tem a sua história”, ela repete algumas vezes.

Três quadros de competências, divididos por “profissionais”, “acadêmicos” e “lado b” são projetados na tela para que os participantes preencham de acordo com suas experiências. Depois ela apresenta uma nuvem de palavras para que cada um selecione 10 valores que definam suas vidas. A partir daí, um novo filtro, e temos cinco valores, depois 2, e aí, sim, o valor maior que deve ser o norteador da busca de cada um.

Para cada atividade proposta, foram utilizadas as ferramentas do Zoom para separação em salas para que praticassem, se conhecessem e entendessem onde e como ajustar seus pitchs. No encerramento do primeiro dia, todos puderam ouvir as histórias de três convidados: Rogério Junqueira, Grazi Mendes e André Carvalhal.

O que os participantes disseram?

“Esses dois dias foram incríveis, eu realmente me desenvolvi mais e adquiri bons aprendizados que vou levar pra vida, sem falar que conheci pessoas e histórias lindas e inspiradoras, foi uma experiência única mesmo no modo remoto.” – Leonardo

“Gente foi mais que incrível! Nunca pensei que abraçar a minha história e me orgulhar dela me faria receber feedbacks tão maravilhosos. E só o Pitch Bootcamp me proporcionou isso! Estou muito grata as todas as pessoas que organizaram e participaram desse evento.” – Maria Carol

“O evento foi incrível, muito obrigada a todos que me permitiram conhecer e me encantar pela história de cada um! Nós somos gigantes.” – Amanda

“Foi uma experiência incrível que agregou muito na vida, fico feliz de ter a oportunidade de participar desse evento.” – Guilherme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4