Liderança ontem e hoje

Como criar um espírito de liderança que traz uma conexão emocional entre as pessoas, um sentimento de proteção, sem deixar de pensar nos objetivos da empresa que precisa manter o organismo vivo? Foi com essa pergunta que Higor Franco, da Locaweb, abriu o ciclo 2 de encontros com colaboradores no programa de líderes elaborado pela Flow Brasil para este ano. Como anfitrião do tema – liderança participativa – Higor levantou questões a partir de sua experiência, passando por conceitos e práticas que dialogassem de alguma forma com a ideia de “sentimento de pertencimento” que é uma busca recorrente na dinâmica do dia a dia das empresas.

Quem exerce cargos de liderança não tem os mesmos perfis de 10 ou 20 anos atrás. Toda a construção que era referência já não existe mais, então é preciso construir uma nova reflexão a partir da realidade e cultura de cada lugar, espaço de trabalho, sociedade. No encontro, a atividade proposta começou pelo levantamento de dores indicadas por grupos separados em salas online. A ideia era entender o momento atual para traçar possíveis mudanças e constituir aprendizados. 

Se pudermos resumir todos os itens enviados ao padlet dos grupos, ficamos com a pergunta: Como cuidar das pessoas atualmente? E entre as respostas possíveis a partir do papel de líder conversadas com todos juntos novamente, tivemos: “ter mais empatia”, “se importar legitimamente com o outro”, “começar a conectar com o que deve ser a liderança moderna”, “desconstrução conjunta”, “lidar com a noção de desafio x realização”, “mostrar vulnerabilidades” e “liderar pelo exemplo”.  

O autor britânico Simon Sinek fala muito sobre o assunto e pontua a importância da liderança ser uma escolha. Uma entrevista feita pela jornalista Elisa Tozzi para a Você SA, em 2019, com Simon dizia na chamada: “Ser um bom líder depende de inúmeros fatores. Mas um deles, segundo Simon, é importantíssimo: a coragem para proteger as equipes e para arriscar quando necessário”. 

Entre as muitas conclusões geradas no encontro, duas cabem bem para finalizar este texto: “É preciso colocar amor no que fazemos”, e a segunda, vinda do chat: “Quero que meus liderados sejam melhores do que eu fui”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4