Natura em Flow

Juliana Gola
02 maio 2021

“Inovação não tem a ver com genialidade solitária, e sim com genialidade coletiva”. A frase foi dita pela professora de Harvard, Linda Hill, em um TED sobre liderança e gestão de criatividade. Coautora do livro “Collective Genius”, ela estudou algumas das companhias mais criativas do mundo para criar um conjunto de ferramentas e táticas para manter grandes ideias fluindo – de todos na empresa, e não apenas dos escolhidos como “criativos”. Depois de alguns anos pesquisando grandes líderes, ela responde no livro à pergunta: Qual o segredo para desvendar a criatividade escondida dentro de seu trabalho diário, dando a cada ideia uma grande chance?

Em cinco workshops realizados pela Flow Brasil na Natura, iniciados em outubro de 2020, partimos do princípio de “Collective Genius” da autora americana para a proposta de construção de times na empresa. No primeiro momento, nos aprofundamos nas discussões sobre o contexto atual dos negócios, pós fusão com a Avon, implementação de novas tecnologias e plataformas, redistribuição de papéis, entendendo a jornada de cada área. A partir daí, passamos a trabalhar valores compartilhados, pontos fortes, regras de engajamento e propósitos na criação desse senso de comunidade. 

“Tínhamos acabado de montar uma nova diretoria, ainda compondo o time e veio a pandemia, o distanciamento social e a pressão para acelerar a digitalização do negócio, missão da nova área”, lembra Paulo Padovani, Diretor de Inovação e Produtos Digitais da Natura, conhecido por todos como PP. “Muitas pessoas novas, de backgrounds diferentes, culturas diferentes, inclusive, de outros países. Então, era de extrema importância encontrarmos o que nos unia e o que nos dava força e resiliência para um momento com tanta pressão”, conta ele.

No TED, Linda Hill cita a experiência na Pixar. “Para a realização de um único filme, como UP – Altas Aventuras, são necessárias 250 pessoas trabalhando de 4 a 5 anos. E para uma cena de 10 segundos, um animador levou quase seis meses até chegar no resultado que vemos nas telas”, conta ela. O trabalho é conjunto e cada processo interfere no outro. “O coração da inovação é um paradoxo”, diz ela. “Você tem que liberar os talentos e paixões de muitas pessoas e aproveitá-los em um trabalho que seja realmente útil. A inovação é uma jornada. É um tipo de colaboração para resolver problemas, geralmente entre pessoas que têm diferentes especialidades e diferentes pontos de vista”. 

Assim é nas grandes, médias ou pequenas empresas. Os objetivos comuns devem “reger a orquestra” e cada um tem sua contribuição para o todo. Na Natura há 19 anos, PP resolveu dar um novo rumo para sua carreira, e se despediu de toda a equipe com muita emoção no nosso encontro de encerramento. Para ele, “um time ideal para trabalhar une confiança mútua, propósito comum e a capacidade de serem empáticos para identificarem o valor das individualidades”.

E completa: “Acredito que o líder da Natura ou de qualquer lugar precisa ter um papel de facilitador em dois pilares: inspirar o time a encontrar sua visão e seu propósito; e ajudar as pessoas a terem as capacidades (recursos, conhecimento, orientações) que possibilitem o caminho a ser trilhado. Com a minha saída, olho para trás e enxergo o caminho todo como uma jornada cujo destino não é o objetivo. Não sei se existe uma ‘missão cumprida’, mas vejo mais como uma ‘evolução cumprida’”.

Sobre a parceria com a Flow, ele ressalta a abordagem e qualidade do time. “É importante destacar duas coisas que me surpreenderam: a capacidade de se adaptar e aprender durante o processo, e, o cuidado e zelo com cada indivíduo do grupo”.

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4