Já está no ar o segundo episódio do nosso Podcast Let it flow!

Com apresentação do nosso CEO Márcio Cassin, convidamos o português Pedro Santos, CEO da Flow International, para falar do tema: Objetivos Claros, o primeiro pressuposto do conceito de flow, estudado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi. Nos últimos 15 anos, Pedro tem trabalhado com organizações globais no desenvolvimento de pessoas, com foco em programas de transformação de cultura e liderança. Português, apaixonado pelos filhos, pelo Benfica, por desenvolvimento humano e cada vez mais dedicado à prática da corrida, é um cidadão do mundo, atualmente com residência fixa em Moçambique.

Segundo Mihaly, é impossível chegar no estado flow sem ter objetivos claros conectados com o propósito/momento de cada um, sejam eles externos ou internos. Neste episódio, os dois líderes conversam sobre a importância em ter clareza dos objetivos ou daquilo que se quer obter/alcançar e como isso pode influenciar na nossa capacidade de performar e encontrar felicidade naquilo que fazemos. Pedro Santos traz uma reflexão pertinente sobre a dopamina e a nossa relação “viciante” com prazos e entregas no mundo atual. “Eu vejo uma ligação muito forte entre objetivos claros e a dopamina, que nosso cérebro libera sempre que estamos em busca de algum objetivo. Costumo dizer que é nosso botão turbo. Quando estamos próximos desse objetivo a dopamina é liberada nos fazendo esquecer das dores e cansaço e aumentando os níveis de concentração e foco”.

Sobre o momento atual, de pandemia e altas cobranças, Pedro comenta: “Temos uma cultura cada vez mais de trabalhar sob pressão, gostamos da adrenalina. Mas isso tem um preço que é a qualidade de vida afetada, os estados emocionais com mais picos. Então, eu acredito que com metas e objetivos alinhados ao nosso propósito, nossa felicidade será alcançada mais vezes”.

Dando continuidade à seção “Momento Flow”, convidamos a consultora Deborah Mahtuk para contar sobre quando se sente totalmente absorvida em energia, prazer e foco no que está fazendo. “Para mim, são momentos e atividades que eu consigo me superar e principalmente impactar o outro. Eu sou palhaça voluntária em um hospital e o processo como um todo é um ótimo exemplo de flow, desde pesquisar repertório para o meu personagem, arrumar figurino, entrar no quarto e não saber que tipo de paciente eu vou encontrar, até o instante em que percebemos o efeito do ambiente mais leve que criamos”.

Ouça agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4