Contratamos trainees, e agora? Entenda alguns dos desafios no desenvolvimento

Juliana Gola
14 outubro 2020

Muito se fala sobre o processo seletivo para trainees, as dificuldades, erros e acertos no formato atual, modelos e ideias inovadoras para a seleção, mas, e depois de contratado, quais os desafios no desenvolvimento? Para entender este lugar, criamos uma série de textos que contam um pouco da experiência de jovens que passaram pelos programas da FLOW International.

Conversamos com Ícaro Leite Farizel, que passou pelo treinamento na Globo. Ele está com 26 anos e é Executivo de Negócios 360 (Key Account Manager) no setor de Óleo & Gás + Automotivo. Para ele, a palavra que resume o programa é “ACELERAÇÃO”. Da experiência na rotação de trabalho, aprendendo processos e conhecendo pessoas, desenvolvendo projetos e sentindo o dia a dia de cada área, até a semana de desenvolvimento, onde consolidou o conhecimento de maneira mais estruturada, buscando entender o impacto em cada área do negócio como um todo, ele se viu estimulado tanto em hard quanto soft skills, unindo teoria e prática. Ao se inscrever num processo seletivo, nem sempre é possível saber exatamente como será sua atuação na empresa, por isso o trabalho de desenvolvimento é tão fundamental.

“O programa de trainee foi de extrema importância para que eu exerça minha profissão atual por ter me permitido criar boas relações e entendimento sobre o trabalho exercido por cada área que passei. Acredito que a imersão e o dinamismo do programa nos faz aprender de uma maneira acelerada os processos e conhecer uma quantidade grande de pessoas, desenvolvendo tanto aspectos de entendimento do business processual de uma maneira mais macro, quanto nos aspectos de liderança que também são objetivos no escopo do programa”.

Sobre os aspectos positivos, Ícaro destaca a possibilidade de enxergar a empresa de uma perspectiva mais holística e humana, entendendo que os valores e objetivos de áreas, processos e pessoas devem estar alinhados e convergindo para um objetivo comum. Quanto aos desafios, ele pontua a demanda no volume de informações, propondo um equilíbrio entre tempo de duração e quantidade.

“Nas semanas de desenvolvimento oferecidas pela Flow, o que mais me impactou foi a possibilidade de desenvolver autoconhecimento, empatia e liderança. Acredito que as semanas tenham sido bem equilibradas e complementares entre teoria e prática. Foi muito importante ter tido semanas dedicadas a ‘digerir’ todas as informações, como elas se conectam a áreas que nunca imaginaríamos, entender o ponto de vista e experiências vividas por trainees alocados em outras áreas com escopo completamente diferente do meu”.

Entre as características do treinamento está a busca pelo autoconhecimento e a humanização do processo. Ícaro conta que mesmo antes de entrar no programa de Trainee da Globo já tinha essa busca constante, porque acredita na evolução a partir de um entendimento próprio. Para ele, não há distinção entre o pessoal e o profissional. “Busco desenvolver o autoconhecimento tanto em situações profissionais, lidando com momentos de grande pressão, quanto em situações pessoais, aumentando minha consciência e auto percepção sobre como são minhas reações às diferentes situações, e quais são os gatilhos que me fazem reagir de uma maneira condizente ou não condizente”.

Depois de passar pelo trainee, assumindo agora sua carreira, ele conta dos novos desafios. “Agora que estou imerso em uma área fixa com inúmeras cobranças ‘curto-prazo’, estou aprendendo a dar um zoom-out e manter a constância em continuar me desafiando, buscando novas alternativas e questionando o status quo da mesma maneira que fazia enquanto trainee”.

Quinzenalmente produzimos nossa Newsletter com conteúdo exclusivo sobre liderança, cultura, juventude e temas relacionados ao desenvolvimento humano. Assine e receba gratuitamente!

Inscreva-se agora e receba nossas últimas newsletters!

A Flow Brasil é uma consultoria que prepara pessoas, equipes e organizações para o crescimento, relacionando habilidades e desafios, em projetos de cultura, liderança e juventude.

  • Rua Macunis, 68 - Vila Madalena, São Paulo, Brasil

  • marcio.cassin@flgbrasil.com

  • Telefone: +55 (11) 96647-8080

Flow Group © 2020 Todos os direitos reservados | by Next4